Uma operação conjunta das Polícias Civis do Rio Grande do Sul e do Paraná apreendeu cerca de 300 kg de maconha em uma região de mata de Santa Helena, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. De acordo com a polícia, o local é uma rota do tráfico entre os dois países.
A apreensão aconteceu no momento em que os supostos traficantes descarregavam a carga de drogas de um barco, que teria atravessado o Rio Paraná, rio que separa os dois países. A polícia chegou a abordar os suspeitos, mas eles teriam fugido em direção à mata e não foram mais encontrados. De acordo com a Polícia Civil do RS, a estimativa é de que os suspeitos transportem até uma tonelada de maconha por mês no local. A droga tem como destino o Rio Grande do Sul, principalmente a Região Metropolitana de Porto Alegre. Tanto cidadãos brasileiros quanto paraguaios são suspeitos do crime, em investigação que já dura dois meses.
Após a perseguição aos suspeitos, que não teve sucesso, foram apreendidos 10 fardos de maconha, com peso total de 300 kg. A polícia estima que mais cerca de uma tonelada de droga estava no barco e não foi apreendida.
Segundo o delegado Guilherme Dill, do RS, que coordenou a operação ao lado do delegado André Mendes, do PR, as investigações devem continuar e buscam responsabilizar todos os envolvidos no tráfico interestadual de drogas.