noticias315 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Brasil

Bolsonaro fala à PF em engano e efeito de remédios por vídeo golpista após 8/1

Publicada em 27/04/2023 às 08:32h

Folhapress


Compartilhe
Compartilhar a noticia Bolsonaro fala à PF em engano e efeito de remédios por vídeo golpista após 8/1  Compartilhar a noticia Bolsonaro fala à PF em engano e efeito de remédios por vídeo golpista após 8/1  Compartilhar a noticia Bolsonaro fala à PF em engano e efeito de remédios por vídeo golpista após 8/1

Link da Notícia:
Marina
cresol

Bolsonaro fala à PF em engano e efeito de remédios por vídeo golpista após 8/1
 (Foto: WEB)

 O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (26) a investigadores da Polícia Federal ter publicado por engano em uma rede social, quando estava sob efeito de medicamentos, um vídeo questionando a lisura das urnas eletrônicas dois dias após os ataques golpistas às sedes dos três Poderes.

A versão foi relatada por representantes da defesa de Bolsonaro depois do depoimento de duas horas e meia do ex-presidente à PF, como parte da investigação sobre os atos de 8 de janeiro. A postagem do ex-mandatário foi apagada após ser tornada pública na época.

"Esse vídeo foi postado na página do presidente do Facebook quando ele tentava transmiti-lo para o seu arquivo de WhatsApp para assisti-lo posteriormente", disse o advogado Paulo Cunha Bueno, na saída da sede da PF.

"Por acaso, justamente nesse período, o presidente estava internado em um hospital em Orlando [nos Estados Unidos]. Justamente no período entre o dia 8 e o dia 10 [de janeiro] ele teve uma crise de obstrução intestinal, isso está documentado, foi submetido a um tratamento com morfina, ficou hospitalizado e só recebeu alta na tarde do dia 10", continuou.

Bolsonaro depôs no âmbito do inquérito que mira os autores intelectuais da investida que desaguou na invasão e depredação das sedes do Palácio do Planalto, do Congresso e do STF (Supremo Tribunal Federal).

Ele permaneceu na sede da PF em Brasília das 8h45 às 11h20. Estava acompanhado dos advogados Bueno e Daniel Tesser, além de Fabio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Ao longo de seu mandato (2019-2022), Bolsonaro acumulou declarações de cunho golpista e, ao perder as eleições, resistiu a reconhecer o resultado e incentivou apoiadores a permanecer em acampamentos que pediam às Forças Armadas um golpe que impedisse a posse do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O teor do depoimento não foi divulgado pela PF. Mas, segundo a defesa, Bolsonaro apenas respondeu aos questionamentos relativos ao objetivo de sua intimação, que era a publicação nas redes do vídeo produzido por um procurador do estado de Mato Grosso que ataca a segurança das urnas eletrônicas.

Os advogados afirmaram ainda que Bolsonaro se colocou à disposição para esclarecer outros pontos e está à disposição para depor na CPI mista do Congresso que investigará os ataques de 8 de janeiro.

Segundo a defesa, o ex-presidente recebeu o vídeo de terceiros e queria armazená-lo para assistir mais tarde. Bolsonaro, afirmam os advogados, não se deu conta de que realizou a postagem, mas foi alertado por auxiliares e apagou a publicação em seguida.

"Essa postagem foi feita de forma equivocada, tanto que pouco tempo depois, duas ou três horas depois, ele foi advertido e imediatamente retirou essa postagem. Observem inclusive que essa postagem foi feita na sua rede social de menor importância, apenas no Facebook, que é uma rede que ele pouco utiliza hoje em dia, e não foi colocada nas demais redes", afirmou Bueno.

Na saída do depoimento, os advogados de Bolsonaro pararam para falar com jornalistas. O próprio ex-presidente chegou a descer de um outro veículo, indicando que concederia entrevista. No entanto, logo na sequência, voltou para o carro e deixou o local.

Wajngarten afirmou que a publicação havia sido feita equivocadamente pelo próprio ex-presidente. "Foi ele que postou, todos os metadados da plataforma estarão à disposição dos delegados da Polícia Federal."




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 238362
Usuários Online: 1407
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!