A Polícia Civil indiciou, nesta quarta-feira (19), um homem de 34 anos suspeito de matar vários gatos em São Leopoldo, no Vale do Sinos. Os animais eram arremessados pela janela do apartamento do homem e agonizavam na calçada da Rua Primeiro de Março, no centro da cidade, em frente a um prédio residencial.
A polícia teve acesso a imagens que registraram o fato. As denúncias começaram a ser registradas por vizinhos do local a partir de dezembro do ano passado. Conforme o delegado André Serrão, titular da 2ª Delegacia de Polícia da cidade, responsável pela investigação, dois animais sobreviveram após tratamento veterinário.
— Um inquérito policial foi instaurado e no decorrer do procedimento, testemunhas foram ouvidas e imagens de videomonitoramento da região coletadas, através das quais foi possível observar alguns animais caindo no chão — diz o delegado.
O suspeito, que não tem antecedentes criminais, foi intimado a comparecer na delegacia em março e prestou depoimento. Segundo Serrão, ele disse que pegava os gatos em doações pela internet, mas que o seu gato de estimação, que seria "dominante", os matava. Como ele não sabia o que fazer com os animais, ele os lançava pela janela.
De acordo com o delegado, com a conclusão do inquérito, em abril, o suspeito foi indiciado pelo crime de maus-tratos contra os animais, qualificado (art. 32, §1º-A e §2º, da Lei 9.605/98), incidindo a causa de aumento da pena pelo crime continuado e por ter matado, pelo menos, 11 gatos.
O homem responderá em liberdade. Em caso de condenação, a pena poderá chegar a mais de cinco anos de reclusão.
Quem tiver informações sobre casos de maus-tratos pode colaborar com o trabalho da Polícia Civil pelo número (51) 99701-1738 – WhatsApp e Telegram. O sigilo é garantido.