A instabilidade começa a perder força no território gaúcho nesta sexta-feira (14). Na metade norte do Estado há previsão de chuva forte. Já na metade sul, o tempo fica nublado, mas existe a possibilidade de garoa durante o dia.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas, um laranja e outro amarelo, válidos até as 10h da sexta-feira, para risco de tempestade no Estado. As regiões mais vulneráveis são o Norte e o Noroeste, mas a Serra, o Litoral Norte e parte da Região Metropolitana também estão inclusos no alerta. Há chances de rajadas de vento de até 100 km/h e altos acumulados, além da possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e registro de alagamentos.
As temperaturas seguem mais baixas no Estado. A mínima deve ser marcada pelos termômetros de Pedras Altas, no Sul: 7°C. A máxima de 28°C ocorre em Vicente Dutra, no Norte. Na Capital, os termômetros variam entre 16°C e 20°C.
A perspectiva é que no sábado (15) o tempo fique firme apenas na Campanha e Região Central. Há previsão de garoa no Litoral e na Região Metropolitana. Nas demais áreas, chove em forma de pancadas isoladas.
A mínima, 8°C, ocorre novamente em Pedras Altas, no Sul. Já a máxima está prevista para Novo Tiradentes, no Norte: 29°C. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre 17°C e 23°C.