Um adolescente de 15 anos morreu na noite de quarta-feira (12) em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, depois de inalar um desodorante aerossol e ter uma parada cardiorrespiratória, de acordo com o delegado de Polícia Civil Rodrigo Souza.
Ele afirma, no entanto, que o uso do produto não faz parte de desafio de internet e que, após oitivas, foi constato que o adolescente fazia uso "recreativo" frequente do líquido, segundo Souza.
"A morte foi causada por inalação de desodorante [...]. No local realizamos umas 12 oitivas com os adolescentes que estavam na escola e também com os inspetores e descartamos, pela análise dos celulares apreendidos, [...] qualquer situação de desafio ou jogo, isso a gente já descartou", explicou.
"O que de início parece é que esse adolescente já fazia uso recorrente dessa substância, dessa forma de ficar cheirando desodorante, o que acarretou em uma parada cardiorrespiratória que o que parece foi a causa da morte dele."
"Ele fazia uso recreativo disso. Infelizmente uma fatalidade, mas nada veiculado a desafio de internet ou a qualquer plataforma digital", afirmou o delegado.
O caso foi registrado no Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena, colégio agrícola de Foz do Iguaçu.
Conforme Souza, a direção da escola não sabia que o adolescente e outros estudantes faziam uso do produto para fins recreativos.
Foram ouvidos inspetores e alunos da instituição logo após o fato. A Polícia Civil investiga o caso.
"Chegando ao local a gente constatou através do relato do pessoal do colégio, que se tratava da inalação de um gás asfixiante. A vítima já se encontrava de em PCR, parada cardiorrespiratória, que é uma situação bem grave. Então, de imediato, já foram adotados procedimentos de massagem cardíaca. O médico também fez procedimento para entubar a vítima e também foi administrado drogas, adrenalina, quatro ampolas, para tentar reverter esse caso", explicou.
Após o atendimento, o adolescente foi encaminhado ao Hospital Municipal de Foz do iguaçu, mas não resistiu e morreu.
O corpo do adolescente permanece no Instituto Médico-Legal de Foz do Iguaçu e deve ser liberado ainda nesta quinta-feira (13) aos familiares.