A sonda espacial Juice está pronta para embarcar em uma viagem de oito anos nesta quinta-feira, 13, com direção a Júpiter, o planeta gigante do Sistema Solar, e suas luas geladas, em busca de condições propícias à vida extraterrestre.
A sonda Jupiter Icy Moons Explorer (Juice) é a missão estelar da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) e será lançada ao espaço a bordo de um foguete Ariane 5, da Guiana Francesa. Com cerca de 6,2 toneladas, a sonda levará dez instrumentos científicos ao espaço.
Após subir a 1,5 mil quilômetros de altura, será impulsionada para sua jornada a Júpiter, informou Véronique Loisel, chefe do projeto Arianespace, em uma coletiva de imprensa. Sua chegada à órbita do planeta está prevista para 2031, a uma distância de 628 milhões de quilômetros da Terra.
O primeiro destino é a Lua, depois Vênus (2025), posteriormente a Terra novamente (2029), que a ajudará a dar o empurrão final para Júpiter e seus satélites naturais, descobertos por Galileu Galilei há 400 anos.
Ao passar por Vênus, a sonda enfrentará temperaturas de 20 ºC e quando chegar a Júpiter, de -230 ºC, "uma diferença enorme", alerta Carole Larigauderie, do Centro Nacional Francês de Estudos Espaciais (CNES). Para suportar esta diferença de temperaturas, o objeto espacial é coberto de várias camadas de material isolante.