Ao menos quatro crianças morreram em um ataque a uma creche de Blumenau, em Santa Catarina (SC), na manhã desta quarta-feira (5). Um homem invadiu a escola infantil Cantinho do Bom Pastor, localizado na rua Caçadores, bairro Velha.
Segundo o chefe da Polícia Civil de SC, delegado Ulisses Gabriel, o suspeito estava armado com um machado. Ele está detido. O homem, de 25 anos, fugiu da escola e se apresentou em um quartel da Polícia Militar. Segundo o prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, esta sede da PM fica a cerca de dois quilômetros da escola atacada.
Segundo o delegado Ulisses, as crianças mortas são três meninos e uma menina, com idades entre quatro e sete anos. Também há três crianças feridas, uma delas gravemente.
Polícia e bombeiros estão na creche. Pais e responsáveis já foram ao local para buscar os alunos que não foram feridos.
A Polícia Militar de Santa Catarina divulgou o seguinte comunicado à imprensa:
"Na manhã desta quarta-feira, 5, um homem de 25 anos adentrou em uma estabelecimento educacional localizado no bairro Velha e atentou contra a vida de infantes do local.
Foram confirmados 4 óbitos e outras vítimas foram encaminhadas aos hospitais da cidade para atendimento.
O autor se entregou na guarda do 10ºBPM, onde foi preso e encaminhado à Polícia Civil para as providências."
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou sobre o caso via redes sociais:
"Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor. Para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse".