noticias384 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Brasil

Ministério da Saúde apresenta planos para ampliação da vacinação contra diferentes doenças

Secretaria de Vigilância em Saúde garante que país já tem doses suficientes de vacinas contra covid, HPV e poliomielite

Publicada em 10/03/2023 às 08:19h

Brasil de Fato


Compartilhe
Compartilhar a noticia Ministério da Saúde apresenta planos para ampliação da vacinação contra diferentes doenças  Compartilhar a noticia Ministério da Saúde apresenta planos para ampliação da vacinação contra diferentes doenças  Compartilhar a noticia Ministério da Saúde apresenta planos para ampliação da vacinação contra diferentes doenças

Link da Notícia:
Marina
cresol

Ministério da Saúde apresenta planos para ampliação da vacinação contra diferentes doenças

O início da aplicação das vacinas bivalentes contra a covid-19, no fim de fevereiro, dá o tom do que será o Programa Nacional de Imunizações no terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT): o país voltará a ser referência na aplicação de imunizantes contra diferentes tipos de doenças.

"Vamos ter ação nas escolas da vacinação contra covid"

Após um período de "apagões" na vacinação durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o Ministério da Saúde, já chefiado por Nísia Trindade, indicada por Lula para o cargo, garantiu contratos para garantir a reposição de diferentes estoques, como os da vacina pediátrica contra covid.

A secretária da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, explicou que o movimento nacional pela vacinação prevê ações em diversas frentes. Após a imunização dos grupos prioritários, por exemplo, a vacina contra a covid será aplicada também em crianças em idade escolar, dentro das próprias instituições de ensino.

"Vamos ter ação nas escolas, também da vacinação contra covid. Depois faremos a vacinação contra a influenza, em abril. Em maio a gente começa uma nova campanha nas escolas, focada na poliomielite e no sarampo, mas olhando o cartão de vacinação da criança de forma ampliada, para que a gente identifique outras vacinas que estão em atraso e que precisam ser colocadas em dia", explicou.

As ações serão realizadas com diversos focos ao longo do ano. Para o segundo semestre está prevista, por exemplo, mobilização para imunização contra HPV, com público alvo pediátrico e adolescente. Essa vacina tem papel importante na prevenção do câncer de colo de útero.

Ethel Maciel destacou ainda a parceria com o poder público dos municípios para garantir maior capilaridade. O Sistema Único de Saúde (SUS) é integrado, e cabe às prefeituras organizar a ponta da atuação - nesse caso, a aplicação efetiva das vacinas.

"Estamos conversando no conselho dos secretários municipais de saúde para que haja sensibilidade de ampliação nos horários. A vacinação é feita pelos municípios. Estamos conversando com os secretários municipais de saúde para que a gente também possa ofertar [a vacinação] em horários que não são horários de trabalho: sábado, horários estendidos. Isso é um importante estímulo e ampliação de acesso para garantia da vacinação", concluiu.

Edição: Thalita Pires do Brasil de Fato




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 238849
Usuários Online: 155
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!