noticias797 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Brasil

Fiocruz aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no país

Redução é atribuída à queda na incidência de SRAG nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo

Publicada em 06/01/2023 às 08:45h

Reprodução da web


Compartilhe
Compartilhar a noticia Fiocruz aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no país  Compartilhar a noticia Fiocruz aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no país  Compartilhar a noticia Fiocruz aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no país

Link da Notícia:
Marina
cresol

Fiocruz aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no país
 (Foto: Reprodução da web)

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) estão em queda em praticamente todas as faixas etárias da população adulta. O dado é do Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta quinta-feira (5).

De acordo com o levantamento, a queda dos casos pode ser atribuída a diminuição de incidência de SRAG por covid-19 nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, além da interrupção da tendência de crescimento em outras unidades federativas. Contudo, 11 estados ainda apontam para crescimento da síndrome nas últimas seis semanas.

O pesquisador Marcelo Gomes destaca que eventuais impactos do aumento de casos por conta das celebrações de final de ano não foram possíveis de serem observados nessa atualização.

"Caso as exposições das festas realmente gerem impacto, ele só poderá ser observado nos casos associados a internações a partir da próxima semana", pontua o coordenador do InfoGripe.

Prevalência da covid-19

O estudo é referente a semana Epidemiológica (SE) 52, período de 25 a 31 de dezembro de 2022, a análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 2 de janeiro de 2023.

Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 1,2% para influenza A; 0,1% para influenza B; 11,1% para vírus sincicial respiratório (VSR); e 78,3% para Sars-CoV-2 (covid-19). 

Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 0,7% para influenza A; 0,1% para influenza B; 0,4% para vírus sincicial respiratório; e 96,1% para Sars-CoV-2. 

Estados e capitais

Onze das 27 unidades federativas apresentam crescimento moderado na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) até a Semana Epidemiológica 52: Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins.

De acordo com o InfoGripe, em todos esses estados, observa-se crescimento na população adulta, especialmente nas faixas etárias acima dos 60 anos, associado ao aumento de casos de SRAG por covid-19. 

Apenas seis das 27 capitais apresentam crescimento moderado na tendência de longo prazo até o mesmo período: Boa Vista, em Roraima; Goiânia, em Goiás; Manaus, no Amazonas; Palmas, em Tocantins; Recife, em Pernambuco  e Rio Branco, no Acre.

O estudo recomenda cautela na interpretação dos dados em função de eventual impacto das celebrações de final de ano, cujos possíveis efeitos só serão observados nas próximas semanas.
 

Fonte: BdF Rio de Janeiro




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 236740
Usuários Online: 477
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!