noticias863 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Brasil

Às vésperas do Natal, Pernambuco registra 2.390 casos de covid-19 em 24 horas

Todas as amostras de covid-19 coletadas e analisadas em Pernambuco são da variante Ômicron e suas sublinhagens

Publicada em 27/12/2022 às 14:38h

Reprodução da web


Compartilhe
Compartilhar a noticia Às vésperas do Natal, Pernambuco registra 2.390 casos de covid-19 em 24 horas  Compartilhar a noticia Às vésperas do Natal, Pernambuco registra 2.390 casos de covid-19 em 24 horas  Compartilhar a noticia Às vésperas do Natal, Pernambuco registra 2.390 casos de covid-19 em 24 horas

Link da Notícia:
Marina
cresol

Às vésperas do Natal, Pernambuco registra 2.390 casos de covid-19 em 24 horas
 (Foto: Reprodução da web)

Nesta quinta-feira (22), a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou 2.390 casos da Covid-19. O estado registra nas últimas semanas uma alta de casos da doença, tendência nacional, já que o Brasil registrou apenas ontem 48.084 casos. A média de casos da última semana supera os 43 mil casos. Os dados são do Painel Coronavírus.

Mesmo com alta de casos, a mortalidade da doença segue baixa. Pernambuco registou cinco óbitos, que acontecerem entre os dias 17 e 22, ao passo que no Brasil foram registradas 191 mortes nesta quinta.

Mesmo com alta de casos, o estado não retomou nenhuma das medidas de prevenção à covid-19, como o retorno da obrigatoriedade de máscaras em locais fechados, ação já realizada em estados como Bahia, São Paulo, e recomendações formais, como é o caso do Ceará. O estado também não aumentou o público-alvo apto para a quarta dose, no momento restrita apenas à população acima dos 40 anos. A justificativa é a necessidade de realizar a primeira e segunda dose em crianças, últimas a serem vacinadas e que estão com percentual de vacinação abaixo do esperado.

Circulação da ômicron

A Secretaria de Saúde recebeu também nesta quinta(22), o resultado de mais um sequenciamento genético realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O relatório aponta que todos os 35 genomas de amostras positivas para a Covid-19 coletadas em Pernambuco são da variante Ômicron e suas sublinhagens, sendo uma da BE.9, três da B.Q.1.1, uma da B.Q.1.4, e 30 da DL.1.

As amostras, coletadas entre os dias 1º e 7 de novembro, são oriundas do Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Milton Bezerra Sobral (Lacen-PE), de pacientes residentes dos municípios de Abreu e Lima, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Olinda, Palmares, Paulista e Recife.

Os últimos sequenciamentos genéticos, divulgados em novembro e realizados pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz-PE), apontaram a presença da BQ.1 e da XBB, subvariantes da Ômicron, em coletas realizadas no território pernambucano. "Além dos cuidados essenciais, como o uso de máscara, principalmente para os grupos mais vulneráveis, continuamos reforçando a importância da testagem em caso de suspeita e do avanço da vacinação contra a Covid-19", ressalta o secretário estadual de Saúde, André Longo.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 236489
Usuários Online: 227
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!