A data do segundo turno se aproxima e as candidaturas à presidência da República seguem nas ruas do Brasil. Entre apoios, encontros e uma batalha de fatos e boatos nas redes sociais, Lula (PT) e Bolsonaro (PL) se mantém estáveis nas pesquisas eleitorais.
O petista segue à frente, com vantagem de seis pontos percentuais, segundo o Datafolha divulgado na última sexta-feira. Lula tem 53% dos votos válidos, contra 47% de Jair Bolsonaro.
O presidente da República tem tarefa mais complicada, na tentativa de tirar uma diferença de mais de 6 milhões de votos, em relação ao primeiro turno da disputa.
Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.
Nas ruas
Nesta semana, o ex-presidente Lula visitou os estados do Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Pernambuco e São Paulo. Na maratona, o petista abandonou os comícios e tem optado por caminhadas por regiões importantes do país.
No Rio, por exemplo, fez uma caminhada importante pela Baixada Fluminense e também no Complexo do Alemão, onde encontrou moradores de diversas comunidades cariocas, para falar sobre políticas sociais.
Já Bolsonaro passou por cidades do nordeste, no Rio de Janeiro e no interior de São Paulo. Na cidade de Aparecida, o clima não foi muito amistoso ao candidato à reeleição. Durante o ato religioso em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, Bolsonaro ouviu do padre que conduzia a cerimônia que aquele "não era um lugar para pedir voto, mas para pedir bençãos".
Do lado de fora, apoiadores do presidente, visivelmente embriagados, perseguiram pessoas que vestiam vermelho e agrediram profissionais de imprensa. As cenas, nas redes sociais, desagradaram membros da igreja católica.
Sobremesa
Na Sobremesa desta semana, uma série que narra as entranhas do nazismo de Hitler. "Círculo do Mal", que está em cartaz no Netflix, conta a história dos mais íntimos apoiadores do líder nazista, entre eles Heinrich Himmler, Joseph Goebbels, Rudolf Hess e Hermann Goering, a partir de depoimentos de historiadores, reconstituições e imagens de arquivo.
O grupo de bajuladores e recalcados que ajudaram a organizar Hitler a exercer poder sobre a Alemanha, costumava eliminar sumariamente aqueles que discordavam de suas decisões. Os fieis ao ideário nazista, no entanto, eram recompensados.
Olhar para a historia da Alemanha pode ajudar a entender o risco que corremos aqui no Brasil em 2022.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.