noticias494 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Brasil

COM ONDAS DE FRIO E CHUVA ABAIXO DA MÉDIA: COMO DEVE SER O TEMPO EM SETEMBRO

Próximo mês segue sob influência do La Ninã; primavera se inicia no dia 22

Publicada em 30/08/2022 às 22:57h

GZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia COM ONDAS DE FRIO E CHUVA ABAIXO DA MÉDIA: COMO DEVE SER O TEMPO EM SETEMBRO  Compartilhar a noticia COM ONDAS DE FRIO E CHUVA ABAIXO DA MÉDIA: COMO DEVE SER O TEMPO EM SETEMBRO  Compartilhar a noticia COM ONDAS DE FRIO E CHUVA ABAIXO DA MÉDIA: COMO DEVE SER O TEMPO EM SETEMBRO

Link da Notícia:
Marina
cresol

COM ONDAS DE FRIO E CHUVA ABAIXO DA MÉDIA: COMO DEVE SER O TEMPO EM SETEMBRO
 (Foto: foto reprodução)

Duas ondas de frio estão previstas para o Rio Grande do Sul em setembro: uma logo no começo do mês e a outra mais na metade, antes do início oficial da primavera, no dia 22. A chuva deve ficar um pouco abaixo da média, efeito do La Ninã, que segue atuando. 

A primeira "friaca" ocorre no início da próxima semana, quando a mínima deve ficar em torno dos 2°C nas regiões noroeste e sul do Estado. Na Capital, os termômetros ficarão na casa dos 8°C.

A segunda onda de frio está prevista para o dia 15, quando as regiões Noroeste e Sul devem marcar entre 4°C e 5°C. Já Porto Alegre ficará em torno dos 10°C — é um frio ameno, embora abaixo da mínima convencional para setembro na Capital, que é de 12°C, de acordo com registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Mas também haverá episódios de temperatura mais elevada, avisa a meteorologista Desirée Brandt, da Climatempo, com os termômetros passando dos 22°C em Porto Alegre, o que deve acontecer logo na próxima quinta-feira, dia 1°, quando deve chover. 

Essa inconstância é algo típico da primavera, estação que faz a transição entre inverno e verão. 

— A média da temperatura máxima de setembro em Porto Alegre é de 22°C. Em alguns dias, o termômetro ficará entre 25°C e 27°C. Mas ainda teremos frio. Será um mês típico de primavera, com pequenas variações, porque estamos saindo do inverno e nos aproximando do calor — observa. 

O acumulado da chuva ficará entre 120 milímetros e 150 milímetros, um pouco abaixo da média para setembro no Estado, que é de 174 milímetros. Nada muito grave, levando em consideração o La Ninã, responsável pela estiagem que amedronta os agricultores — ao resfriar as águas do Pacífico, o fenômeno acaba influenciando no padrão de chuva dos continentes. 

O problema, segundo Desirée, é a má distribuição das chuvas: boa parte vai cair nos últimos dias do mês. 

— Temos mais de 100 milímetros de chuva previstos para o Rio Grande do Sul em setembro, o que é bom, mas a maior parte vai ocorrer nos últimos sete dias. Teremos longos períodos de tempo seco entre uma chuva e outra. Se a chuva cai toda de uma vez, é ruim para o setor agrícola. A plantação não gosta de enxurrada, gosta de um pouquinho de chuva por dia — pondera. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 238722
Usuários Online: 30
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!