Nova rodada da pesquisa de intenção de votos do Instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual, aponta que o ex-presidente Lula (PT) segue na liderança da disputa pelo Planalto com 45% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 36%. Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6%, e Simone Tebet (MDB), com 3%.
Desde agosto, a FSB vem divulgando o levantamento semanalmente. No dia 8, Lula tinha 41%, subiu para 45% no dia e se manteve no mesmo patamar nesta semana.
Já Bolsonaro tinha 34% nos dois levantamentos anterior e oscilou positivamente 2 pontos percentuais nesta semana. Ciro tinha 7%, oscilou positivamente para 8% e agora oscilou negativamente para 6%. Já Tebet oscilou negativamente um ponto no levantamento passado e recuperou este ponto no atual.
No cenário espontâneo, em que o entrevistado não escolhe a partir de uma lista fechada, Lula tem 41%, Bolsonaro tem 34% e Ciro Gomes aparece com 4%.
No principal cenário de segundo turno, Lula aparece com 52% das intenções de voto, contra 39% de Bolsonaro. A distância, de 13 pontos percentuais, é inferior aos 15 pontos registrados na semana passada, mas superior aos 12 pontos da pesquisa do dia 8.
O Instituto FSB entrevistou 2 mil eleitores por telefone entre os dias 19 e 21 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixa, e o nível de confiança do levantamento é de 95%.