Rádio Cidade 87,9 FM

(55) 9 9732-7783

 

Município de Tenente Portela valoriza os Professores proporcionando Formação Continuada

Município de Tenente Portela valoriza os Professores proporcionando Formação Continuada

 

 

Aconteceu na quarta-feira, 19, a Formação dos Professores Municipais de Tenente Portela, sendo oportunizado em três momentos, aos professores da Educação Infantil, e aos professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Anos Finais. Este momento de aprendizado é proporcionado aos professores através da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e a Sicredi Celeiro RS/SC, por meio do Programa A União Faz a Vida. A Formação foi ministrada pelo professor Marcos Schwingel, com o tema: “O que nos une é o nosso propósito.” 

 

O palestrante trabalhou a Essência do Programa e alinhamentos dos Projetos Cooperativos a serem construídos nas Escolas neste ano; a valorização do eu como conseqüência dos meus atos; novas práticas de ensino utilizando as tecnologias, dentre outros assuntos.

 

Segundo o professor Marcos Schwingel, o principal benefício do programa A União Faz a Vida é colocar em prática a cooperação e a cidadania por meio de uma metodologia própria. Os projetos são desenvolvidos nas Escolas tendo as crianças e adolescentes como protagonistas com o apoio de educadores, pais e da comunidade. Sua forma de trabalho envolve as chamadas expedições investigativas que são pontos de partidas para a definição dos temas que serão trabalhados por alunos e educadores. E é das perguntas que surgem os desejos de conhecimentos. A partir daí, começa ser construída, de forma colaborativa, uma nova maneira de ver o mundo e de agir coletivamente.

 

A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Silvane Piffer de Borba destaca que, conforme Paulo Freire, “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”

 

Da mesma forma, o grande desafio da sociedade, é não esquecer que, “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco, a sociedade muda”.

 

E é no processo, de ensino-aprendizagem, que podemos vislumbrar a suprema arte do professor: despertar a alegria na expressão criativa do conhecimento; dar liberdade para que cada educando desenvolva sua forma de pensar e entender o mundo.

 

Isso porque, a grande arte do professor ainda é conseguir, em meio a todas as dificuldades de seu dia-a-dia, criar pensadores, cientistas, artistas... enfim, criar homens que expressam em seus trabalhos ou num simples gesto de boniteza e de alegria, aquilo que aprendem com seus mestres. 

 

Município de Tenente Portela valoriza os Professores proporcionando Formação Continuada

 


Agora na Rádio


Enquete
O que Achou de nosso Novo Site?
Otimo
Bom
Regular
Ruim
Não Sei Dizer
Ver resultados

As mais pedidas

01
Skank
Algo Parecido

02
Luan Santana Part. Jorge & Mateus
Sofazinho

03
Capital Inicial
Só Eu Sei

04
Anitta
Veneno

05
Ariana Grande
Thank U, Next

Facebook

Estatisticas
Hoje: 126
Esta Semana: 201
Este Mês: 3170
Total de Acessos: 134552
 
 

 




  Rádio Cidade 87,9 FM - Todos os Direitos Reservados